Elétrico, BMW i3 chega em 2014 com praticidades de smartphones
Novo CarroA grade frontal dividida em duas partes, típica dos modelos BMW, tem apenas função estética. Não há entradas de ar por trás dela, nem motor a combustão. Sob o capô, vai uma espécie de caixa plástica para guardar os cabos de abastecimento. Assim é o i3, primeiro automóvel elétrico da fabricante alemã, que chega ao Brasil no próximo ano.
De acordo com executivos da marca, o modelo estreará no segundo semestre de 2014. O preço ficará entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, mas o valor final só será definido às vésperas do lançamento. A fabricante espera que, até lá, regras de incentivo fiscal aos carros "verdes" tenham sido aprovadas.
Porém, a empresa garante: o i3 virá com ou sem benefícios tributários. Isso justifica o empenho da marca em incluir brasileiros no programa de apresentação desse hatch compacto.
RUAS ESTREITAS
O modelo foi testado em Amsterdã, com direito a avaliação pelas ruas estreitas da capital holandesa. O passeio começou na garagem do aeroporto, onde o técnico da BMW deu as primeiras instruções sobre o carro e configurou o trajeto no GPS, que é item de série.
Além da rota, o equipamento exibe os pontos de recarga mais próximos de onde o carro está. Por meio do aplicativo para smartphones desenvolvido para o i3, é possível saber se há tomadas livres antes de chegar ao local.
A alavanca de marchas do câmbio automático foi reduzida a uma haste giratória instalada do lado direito do volante, que incorpora também o botão de partida. Um breve toque aciona o motor elétrico. Não há ruídos; o motorista sabe que o carro está ligado pelas luzes do painel.
O i3 desceu as rampas da garagem e chegou à rua. Os limites de velocidade não passam de 60 km/h na maior parte do caminho, repleto de rotatórias. As vias apertadas são margeadas por ciclovias. As bicicletas têm preferência, e o convívio com os carros é harmonioso.
O cuidado excessivo com o pedal do acelerador fazia o i3 andar sempre 10 km/h abaixo do limite permitido. Quando uma senhora de cabelos brancos colou seu pequeno Opel Agila na traseira do BMW, a reportagem percebeu que era hora de andar um pouco mais rápido.
Ao entrar em um trecho de estrada, o compacto mostrou que elétricos também podem oferecer bom desempenho.
Enquanto os veículos com motores a gasolina precisam atingir uma determinada rotação para entregarem sua força, os movidos a eletricidade tem torque imediato.
Nova regra : Nova lei para a venda de carros e motos começou a valer na segunda-feira dia 25
Novidade : Brabus "independente" chega com apenas três modelos e uma loja
Avaliação de usados : Carro -Antes de comprar confira
Novidade : Além de carros, Chery fará motores 1.0 turbo no interior de SP
Novo Carro : Elétrico, BMW i3 chega em 2014 com praticidades de smartphones
Publicidade