Grupo investe em apps para avançar no varejo online de comida

Inovaçao

Para reduzir os custos, a companhia começou a entregar pedidos do e-commerce usando mercadorias de lojas próximas à casa dos consumidores

Fomentar o e-commerce, testar novos formatos de loja e apostar em meios de pagamento digitais estão na agenda do GPA para 2019. O presidente da companhia, Peter Estermann, diz que a meta é se manter na liderança da venda online de alimentos.

"No e-commerce alimentar, o negócio tem de ser viável. A última linha (lucro) tem de ser positiva", diz o executivo, que aponta o custo logístico brasileiro como principal desafio.

Para reduzir os custos, a companhia começou a entregar pedidos do e-commerce usando mercadorias de lojas próximas à casa dos consumidores. O modelo funciona atualmente em 70 lojas e a meta é mais que dobrar, para 150.

Também para driblar o desafio logístico, o GPA resolveu testar a transformação de um de seus hipermercados em um mini centro de distribuição. O projeto piloto na região do Morumbi, em São Paulo, pode servir para ajudar a empresa a expandir o e-commerce e viabilizar o avanço dos mercadinhos. As lojas de pequeno porte, abertas com as bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, precisam de abastecimento frequente.

Ao mesmo tempo, a companhia se aproxima de startups e busca incrementar o uso de aplicativos. Em dezembro, o GPA comprou o aplicativo de entregas James Delivery, mirando ter seu próprio "super app". A expressão ficou famosa por conta do sucesso na China de aplicativos como o We Chat, capazes de resolver diversos tipos de necessidade dos consumidores, de pedir comida a chamar um táxi ou fazer pagamentos.

Os esforços no mundo digital incluem a intenção de lançar uma plataforma própria de pagamento. Na Via Varejo, há planos para lançamento de uma carteira digital até o fim deste ano, projeto que resulta da parceria com a fintech AirFox.

Formatos. O GPA acelerou os testes de novos formatos de loja. No momento, está também em fase piloto uma combinação de mercadinho com drogaria. A primeira loja fica no bairro da Mooca, em São Paulo.

Segundo o presidente Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, a corrida do ouro do varejo online de alimentos está só começando. Ele calcula que o online é menos de 1% do varejo de alimentos como um todo. Com informações do Estadão Conteúdo.

Anuncio patrocinado

Mobirise

::. Tech : WhatsApp esta novamente banindo utilizadores
::. Games : Novo "Super Mario" vai permitir criar níveis inteiros para jogar
::. Tech Tribunal : Apple é acusada de vender dados pessoais dos clientes
::. Tech Redes Sociais : Fake news geram mais engajamento no Facebook que mídia tradicional
::. Tech GlobalCoin : Facebook planeja lançar criptomoeda no início de 2020
::. Tech Rede social : Instagram desmente exposição de dados privados
::. Tech Adaptaçã : Filme de "Minecraft" só chegará aos cinemas em 2022 A data de estreia poderá desiludir os fãs da série
::. Tech DNA : Ciência cria primeiro ser 100% editado e sintético
::. Tech Citações : Tuítes relevam relação de apoiadores de Bolsonaro com religião
::. Tech Análise : Relatório aponta problemas que afetam "saúde" da internet

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM