Gestão Simone Marquetto investe em educação ambiental e anuncia parceria para revitalização de área de lazer do Rio Itapetininga

Revitalizacao

Na manhã desta terça-feira (11), durante visita às margens do Rio Itapetininga, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto anunciou uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga, por meio da secretaria de Meio Ambiente, e do Instituto Florestal para revitalização da área localizada na saída do bairro do Chapadinha, tradicionalmente utilizada como um complexo de lazer pelas famílias do município.

O objetivo, além de revitalizar espaço para interação entre as famílias com área de lazer e pesca, é promover a educação ambiental com uma extensão do Projeto “Pé na Mata, Pé no Mato”, criado em 2018, numa parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e o Instituto Florestal, programa permanente de educação ambiental, destinado à visitação de escolas e de instituições, atendendo a públicos diversificados e de diferentes faixas etárias que tem por objetivo sensibilizar e despertar nos alunos e visitantes a necessidade de atitudes conscientes quanto à qualidade de vida, meio ambiente e exercício da cidadania.

“Estamos preparando um espaço muito aconchegante para nossa cidade. Nossa ideia é possibilitar um espaço onde crianças, jovens e adultos possam vivenciar de forma lúdica e corporal os mistérios e revelações da natureza e sua relação integrada aos ciclos naturais, despertando a percepção ambiental e contribuindo para a sustentabilidade”, destacou Simone.

Parcerias que dão certo

A educação ambiental tem recebido atenção da atual gestão.

Dando continuidade à sua agenda, a prefeita de Itapetininga esteve na Estação Experimental de Itapetininga do Instituto Florestal onde teve a oportunidade de revisitar alguns dos projetos desenvolvidos na unidade.

E para que um maior número de crianças e jovens tenham a oportunidade de vivenciar a experiência do aprendizado em contato com a natureza e de despertar a consciência ambiental, parcerias são fundamentais.

Dois exemplos de sucesso são os projetos “Mudas da Cidade” e “Transformado o Futuro”, desenvolvidos numa parceria entre o Instituto Geração, Prefeitura de Itapetininga e Instituto Florestal.

Projeto Mudas da Cidade

O Projeto Mudas da Cidade, realizado na Estação Experimental de Itapetininga do Instituto Florestal, é 100% financiado pela Prefeitura de Itapetininga. Com foco na educação ambiental e na inclusão social, atende crianças pertencentes ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (E.M.E.F. Fazenda Floresta Estadual), na faixa etária de 09 a 12 anos e 11 meses, com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional, social, ambiental e familiar de 25 crianças (meninos e meninas). O projeto conta com diversas atividades, como: aulas do ensino regular do 4º e 5º ano, aulas de educação ambiental, de horticultura, de artesanato, de educação física, entre outras. Conta também com atendimento psicológico, além de aulas teóricas e práticas no viveiro de mudas. Além da demanda espontânea, as crianças e adolescentes são preferencialmente encaminhados pela secretaria de Promoção Social, de famílias de baixa renda do município.

Transformando o Futuro

Também realizado na Estação Experimental de Itapetininga do Instituto Florestal. O projeto conta com aproximadamente 40 adolescentes, de 15 a menores de 18 anos, de ambos os sexos, de famílias de baixa renda e/ou expostas a situações de risco e vulnerabilidade social, preferencialmente encaminhados pela Secretaria da Promoção Social. Tem como objetivo promover o desenvolvimento global dos adolescentes, tornando-os cidadãos ativos no contexto familiar, social, político e cultural, capazes de demonstrar autonomia e de exercer o protagonismo social. Para atingir o objetivo são desenvolvidos módulos de Cidadania, Comunicação e Linguagem, Mundo do Trabalho, Saúde e Autocuidado.

Anuncio patrocinado

Patrocinado

::. Visita : Simone Marquetto recebe Vice-Governador de SP, Rodrigo Garcia em Itapetininga para anúncio de pacote de obras na região
::. Civismo : ALISTAMENTO MILITAR 2021
::. Revitalizacao : Gestão Simone Marquetto investe em educação ambiental e anuncia parceria para revitalização de área de lazer do Rio Itapetininga
::. Perda-Humor : Paulo Gustavo morre de Covid no Rio, aos 42 anos
::. Empreendedorismo : Rede Cofesa anuncia 250 empregos diretos em nova loja de Itapetininga
::. Conquista : Simone Marquetto conquista a recuperação da vicinal do Rechã depois de 5 anos de muita persistência
::. Audiencia : Em audiências no Palácio dos Bandeirantes, prefeita Simone Marquetto discute mais leitos, barreiras sanitárias e obras na estrada do Rechã
::. Vacinação : Itapetininga aplica 17.363 doses da vacina; 44,22% dos idosos são imunizados
::. Vacinação : Pazuello admite que matéria-prima pode ser obstáculo no cronograma de vacinação
::. Vacinação : Hoje , vacinação para idosos de 76 anos ou mais em Itapetininga

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM