Pessoa com deficiência é prioridade no Governo Simone Marquetto

Inclusao

A pessoa com deficiência é prioridade na gestão Simone Marquetto. Entre as ações, a chefe do Executivo assinou nesta sexta-feira, dia 5, o projeto de lei que garante o direito da pessoa com deficiência visual e seu cão-guia a entrar em estabelecimentos públicos e privados em Itapetininga. Também estão incluídos os meios de transporte do município. A proposta garante a mobilidade com segurança com o apoio dos cães-guias e o acesso ao consumo de produtos e serviços.

Segundo Simone Marquetto, o pedido para criação da lei foi do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Itapetininga (Condefi), servidor público municipal Flávio Rodrigues. Ele foi a primeira pessoa com deficiência visual a ter um cão-guia na cidade. Já existe uma lei federal sobre o tema, com isso a proposta municipal irá reforçar esse direito.

De acordo com a prefeita, este trabalho integra as ações da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, criada pela gestão, para promover ações que garantam a participação desse grupo no mercado de trabalho, geração de renda, educação, esporte, lazer e cultura. “É um trabalho de inclusão e da garantia da cidadania”, afirmou a chefe do Executivo. “Esperamos o apoio de todos os vereadores a favor deste projeto”, completou.

Ela lembrou que o cão-guia surgiu logo após a Primeira Guerra Mundial, encerrada em 1918, treinados para acompanhar os soldados veteranos que ficaram cegos durante o combate. “A ideia prosperou e, hoje, há escolas com profissionais habilitados para a seleção de animais com treinamento rigoroso e intensivo. Estão capacitados para condução segura e situações de perigo”, relatou Simone.

O projeto prevê punição para quem desrespeitá-lo. Na primeira ocorrência, será aplicada uma advertência. Se voltar a repetir o fato, a fiscalização irá autuar com multa de 10 UFM (R$ 1.000,76). A multa será aplicada em dobro em caso de reincidência. “Caso seja aprovada pelo Legislativo, esperamos o total apoio dos empresários”, finalizou a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto.

Anuncio patrocinado

::. Novidade : Boletos passam a ser compensados no mesmo dia a partir de 15 de março
::. Regularização : Saiba como regularizar o seu CPF
::. POlicia : Brasileiro condenado por estupro de criança é preso nos EUA, diz governo americano
::. Economia : Projeção do Boletim Focus de alta do PIB de 2023 salta de 2,31% para 2,56%
::. Mundo : "Mordi". Criança de seis anos escapa a tentativa de rapto em Miami
::. Cripto : Bitcoin e criptomoedas: Tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com essa nova moeda
::. Salario : Governo prevê salário mínimo de R$ 1.389 em 2024, sem ganho real
::. Policia : Aluno de 13 anos esfaqueia três professoras e um menino em escola de SP
::. Parceria : Deputada federal Simone Marquetto firma parceria com a Delegada da Mulher para fortalecer rede de enfrentamento contra violência
::. Instagram jefersonbrunoficial : Prefeito Jeferson Brun informa sobre desativação da Casa Rais

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM