Bolsonaro contesta candidatura de Lula no TSE

Eleies 2018

Presidencivel alega que "de conhecimento geral" que o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupo passiva
O presidencivel Jair Bolsonaro (PSL) contestou nesta quinta (16) o registro da candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em documento, Bolsonaro diz que "de conhecimento geral que o pretenso candidato" foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupo passiva pelo juiz Srgio Moro e pelo TRF-4, no mbito da operao Lava Jato.
"A moralidade para o exerccio do mandato, portanto, constitui postulado constitucional a ser observado para a estipulao de causas de inelegibilidade", diz o texto, assinado pelos advogados do PSL Thiago Ayres, Andr Castro e Gustavo Bebiano, que tambm presidente do partido.
"O resultado da ponderao dos princpios da presuno da inocncia e da moralidade publica, indica que deve ser prestigiado o interesse pblico em detrimento do interesse individual para que se considere legitima a referida restrio a garantia individual", diz a petio.
Bolsonaro e advogados do PSL rebatem o argumento do PT, de que o processo deve transitar em julgado para que Lula seja considerado inelegvel. Segundo eles, a aprovao da Ficha Limpa j impe a restrio ao ex-presidente petista.
O documento tambm incorpora dados da Lava Jato, apontados pelo Ministrio Pblico. Segundo a pea, Lula participou de "um grande esquema de corrupo no qual empreiteiras cartelizadas obtinham e mantinham contratos com a Petrobras, mediante fraudes em licitaes perpetradas pelos seus diretores com apoio de agentes polticos".
Bolsonaro no o nico a pedir a impugnao da candidatura de Lula. Logo depois que a comisso do PT registrou a candidatura de Lula Presidncia, no fim da tarde de quarta (15), os candidatos a deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e Alexandre Frota (PSL-SP) contestaram a candidatura do ex-presidente no TSE.
O caso foi direcionado ao ministro Admar Gonzaga, com quem a defesa de Lula pede para que se concentrem todos os processos relacionados a ele, porm foi sorteado para o ministro Luis Roberto Barroso. A deciso sobre quem analisar o caso de Lula est a cargo da presidente do TSE, Rosa Weber. Com informaes da Folhapress.

Anuncio patrocinado

Mobirise

::. Tragédia : Mortes por ciclone em Moçambique podem passar de mil, diz presidente
::. Ordenação Episcopal : Ordenação Episcopal de Monsenhor Cardoso é hoje sexta 15 ao vivo
::. Lixo acumulado : Poda de arvores e lixo acumulado na esquina da rua João Lupião Filho em Itapetininga
::. Economia : IPCA para 2019 permanece em 3,87% e para 2020 segue em 4,00%
::. Saúde : Upa Itapetininga atenderá sugestão do Ministério da Saúde e será readaptada
::. Saúde : Prefeita Simone apresenta a primeira Casa de Apoio aos Pacientes de Itapetininga em tratamento de câncer, na cidade de Barretos
::. Politica : Doria doa 1º salário e "multas" de secretários atrasados a instituição
::. SENTENÇA : Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelo sítio de Atibaia
::. Tragédia : Número de mortos na tragédia em Brumadinho sobe para 99 Até o momento, 259 pessoas estão desaparecidas
::. Decisão : Apresentador da Record é condenado a indenizar Gilmar Mendes por ofensa

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM