Tecnico itapetiningano conquista medalha de ouro de basquete feminino nos Jogos Pan-americanos no Peru

Basquete



O itapetiningano José Alves dos Santos Neto participou do pódio na premiação da medalha de ouro para a seleção feminina de basquete, campeã nos Jogos Pan-americanos 2019, no Peru. O conhecido técnico José Neto, comandou a equipe na vitória por 79 a 73 diante dos Estados Unidos, no último dia 10 (sábado), no Coliseo Eduardo Dibós, em Lima.

Foi um resgate da hegemonia do basquete nacional, pois a última conquista foi em 1991, em Havana, em Cuba, quando Hortência, Magic Paula e companhia derrotaram as anfitriãs na decisão.

Na campanha vitoriosa do título nos Jogos Pan-americanos, o time brasileiro derrotou o Canadá, Porto Rico e Paraguai- na primeira fase- a Colômbia, na semifinal e as norte-americanas na grande final.

Neto aceitou o convite da CBB-Confederação Brasileira de Basquete para dirigir a seleção feminina, em maio deste ano. Introduzindo uma nova metodologia na modalidade, o técnico não só conquistou o respeito como a confiança dos esportistas.

Após se formar em Educação Física na USP, ele integrou o corpo docente das FKB de Itapetininga. Teve entre seus incentivadores João Trindade Gomes Filho, o professor Coca, que leva o nome do Complexo Esportivo Municipal na Vila Barth, em Itapetininga.

Na vida profissional, comandou as equipes do Paulistano/SP, Palmeiras/SP, Joinville/SC, Flamengo/SP, Levanga Hokkaido/Japão.

Durante os seis anos em que esteve à frente do Flamengo, ele conquistou quatro títulos do NBB, uma Liga das Américas, cinco estaduais e um Mundial (Torneio Intercontinental de 2014). Após deixar o clube, em 2018, teve seu nome ventilado em várias equipes do Brasil e do exterior. Sua ida ao Japão foi uma tentativa de evoluir o basquete no país asiático, que será sede dos Jogos Olímpicos em 2020.

José Neto trabalhou na comissão da seleção brasileira masculina por 12 anos e participou de campanhas relevantes, como a Olimpíada de Londres 2012, a Copa do Mundo da Espanha 2014 e o título do Pan de Toronto 2015. Liderou a equipe em diversas ocasiões, conquistando a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano 2014. Também trabalhou com a base nos Mundiais de 2007 e 2011.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, cumprimenta o professor itapetiningano José Neto pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos, que muito significa para fomentar no crescimento do esporte nacional e local.

Anuncio patrocinado

Mobirise

::. Renovado : Descansado, Palmeiras retoma nesta terça-feira preparação para enfrentar o Fortaleza
::. Futebol : CR7 faz 2 e Portugal goleia Luxemburgo; Itália também vence
::. REDES SOCIAIS : Clubes brasileiros estão no topo do ranking de engajamento em redes sociais
::. TÉNIS : Nadal alcança as oitavas em Indian Wells e soma 400 vitórias em Masters 1000
::. Jogo : Com 10 jogadores em férias, Palmeiras enfrenta o São Caetano pelo Paulistão
::. Covid-19 : Pelo menos oito funcionarios do Flamengo estao com Covid-19
::. Reuniao : Após reunião com FPF, clubes seguem sem data para volta aos treinos
::. Divida : Palmeiras tem dívida de R$ 170 milhões pela contratação de atletas
::. Patrocinado : Apos Serie A patrocinada pela Tempobet, goleiro Fernando Prass deixa Palmeiras e assume titularidade no Ceara
::. F-1 : Destaque da F-1, Leclerc renova contrato com a Ferrari

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM